Pensamento positivista
1 Resumo: O positivismo é uma corrente de idéias do século XIX que muito influenciou, e ainda influencia, pesquisas no campo educacional. Juntamente com o marxismo, esta corrente de pensamento fundamenta epistemologicamente todas as outras correntes de pensamento do século XIX. O positivismo foi também muito utilizado no momento de formação de uma identidade nacional brasileira, tendo por principais representantes os militares. Interessante é observar que nos últimos anos há uma retomada das questões acerca da identidade nacional, ainda fortemente influenciada por esta corrente, apesar da repulsa da academia em relação à mesma. O positivismo está presente também no discurso das políticas públicas para a educação, quando afirmamos, por exemplo, que a educação é a solução para os problemas nacionais, bem como quando se propõe reformas, tanto na sociedade quanto na educação. O conceito de reforma tem ligação com o pensamento comtiano, uma vez que reformar significa a manutenção da sociedade. Este texto tem por finalidade analisar brevemente os principais conceitos contidos no positivismo, além de trazer uma breve biografia de Augusto Comte, para entender quanto o mesmo influenciou o pensamento educacional brasileiro. Pretendemos ainda analisar brevemente o quanto do pensamento de Augusto Comte ainda há atualmente, sobretudo, sua influência na educação brasileira. Palavras-chave: Positivismo, História da Educação no Brasil, Positivismo e Educação.
INTRODUÇÃO Muito se fala atualmente em reformas educacionais, bem como na educação enquanto solução para os problemas sociais. Essa perspectiva tem o intuito de ser
1
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Endereço eletrônico: vanessaruck@bol.com.br. Endereço: Praça Nossa Senhora Aparecida, 64 fundos, Vila Esperança. 87020-790. Maringá – Paraná – Brasil. Fone: (44) 3246-7218.
inovadora, buscando novas reformas nas escolas.