Pensamento Positivista X Pensamento Complexo
Com base na visão tradicional da ciência, acredita-se que algo só se pode ser considerado científico quando pode-se provar por meio de experiências.
Essa forma de pensamento é utilizada nos ambientes acadêmicos-científicos e contribui como mecanismo auxiliador na transmissão de conhecimento.
O pensamento complexo: trocando com o meio
As tradições sociais e culturais fazem parte do ambiente histórico social, ambiente este que está diretamente ligado à ciência.
Não existe um método científico único.
Atualmente a ciência não se baseia unicamente em argumentos racionais e evidências experimentais, fazendo com que o conhecimento científico seja de caráter provisório.
O pensamento complexo se contrapondo ao pensamento positivista faz com que hoje em dia, tenha-se a imagem de um cientista capaz de atuar em diversas áreas da ciência, que se comunica com profissionais de outros setores e que tem a capacidade de manterse atualizado sobre outros campos do conhecimento.
Ciência e sociedade: interação permanente
Empresas, cidadãos e até mesmo o governo estão mais ligados aos conceitos de ciência e tecnologia, pois estes conceitos fornecem recursos que facilitam a comunicação entre setores diferentes.
Deve-se considerar que a ciência é feita a partir de um ponto de vista crítico e que a aproximação do universo científico ao público cada vez mais torna-se imprescindível.
A ciência não deve ser vista como um conjunto de regras pré-definidas e com aplicação de forma mecanizada.
A ciência está sempre em evolução constante, sempre buscando novos métodos e processos para se chegar a determinado fim.
Referência: ProfiCiência [internet]. Pensamento positivista X pensamento complexo; s/d.
Disponível em: <http://www.proficiencia.org.br/article.php3?id_article=600>. Acesso em: 14
Jul. 2014. (com adaptações)