Vianna Sapiens2
2148 palavras
9 páginas
IntroduçãoA administração,
século XX. Foi a partir dos estudos de Taylor, começou a ser estruturada. Esse período ficou conhecido como o da administração clássica.
Em seguida, foi a vez de Fayol propor um modelo cartesiano de organização e de gerenciamento. estudiosos marcaram a gênese hoje chamada, administração científica. Depois desses passos iniciais, muitos pesquisadores começaram a investigar o mundo organizacional e as correlações de diversas variáveis pertinentes a esse meio.
Com o decorrer do tempo, administração passou a ganhar cada vez mais importância na sociedade e no campo das ciências sociais. empresas foram crescendo numa escala e com proporções grandes ,O crescimento surpreendente mundo organizacional teve influência direta na vida das pessoas, independen temente tinham laços estreitos ou não com as organizações. mudanças sociais radicais, iniciadas com a revolução industrial, implementaram uma ‘nova era’ na humanidade. modo da organização, do trabalho, da convivência, do lazer, enfim, o próprio comportamento humano como um todo, foi se adequando aos cenários emergentes. Um fato é que as empresas foram cada vez mais ocupando espaço na vida das pessoas. Em decorrência desse quadro, os pesquisadores foram,despertando o interesse em estudar administração. Muitos pesquisadores passaram a investigar o meio organizacional sob diferentes perspectivas econômicas ,sociais, técnicas, políticas, administração, influenciadas pelo paradigma positivista dominante, adotaram uma filosofia de concepção de um mundo puramente pragmático. Isso ainda persiste até os nossos dias. Muitas das pesquisas organizacionais utilizam procedimentos metodológicos estritamente quantitativos. No entanto, alguns estudiosos vêm chamando a atenção da comunidade científica para a necessidade de ruptura desse paradigma. Cientistas estão apontando a importância da implementação de um modelo Metodológico alternativo que oriente as pesquisas em administração.Um pensamento menos