Marx, Webber, Durkheim
A partir do estudo das obras Sociologia Clássica e Introdução ao Pensamento Sociológico, será abordado os principais conceitos dos sociólogos Max Weber e Émile Durkheim, que foram junto de Karl Marx, peças importantes para um aprofundamento da sociologia; estes pensamentos e conceitos são utilizados até hoje, como forma de entender a sociedade moderna.
2. MAX WEBER
2.1 CONTEXTO INTELECTUAL
2.2 TEORIA SOCIOLÓGICA COMPREENSIVA
Weber se orientou toda sua pesquisa sociológica com a ideia de que o indivíduo é o elemento que justifica a realidade social em que se encontra, indo além da produção epistemológica e metodológica, causando assim uma revolução nas ideias sociais. A partir disso surgiu um novo caminho na sociologia.
2.3 CORRENTES TEÓRICAS QUE MAIS INFLUENCIARAM SEU PENSAMENTO
Diversas correntes teóricas influenciaram Weber, mas somente algumas podem ser citadas: a filosofia clássica segundo o pensamento de Kant, que menciona o conhecimento como transmissão através de sentidos, e algumas ideias de Nietszche; filósofos neo-kantianos, que irão influenciar diretamente no pensamento de Weber, insistiam na necessidade de separar as ciências sociais das demais ciências naturais; e por último o pensamento social alemão que retomavam as ideias de diversos pensadores daquela época.
2.4 CIENCIAS NARUTAIS X CIENCIAS SOCIAIS
Weber era adepto da ideia de que as ciências naturais e as ciências sociais deveriam ser vistas de formas diferentes, seguindo pensamento contrário ao dos positivistas. Weber faz a seguinte afirmação no texto “A objetividade do conhecimento nas ciências sociais”, ele diz:
De tudo o que até aqui se disse resulta que carece de razão de ser um estudo “objetivo” dos acontecimentos culturais, no sentido em que o fim ideal do trabalho cientifico deveria consistir numa redução da realidade empírica a certas leis.(
Nesta citação Weber ataca diretamente a ideia dos positivistas, dando a entender que