Fichamento de Sociologia
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia: origens e abordagens. Itajaí: Vozes, 2001
A sociologia surge paralelamente ao surgimento de uma nova sociedade, e vem com o intuito de compreendê-la. Tal sociedade surge após a queda do feudalismo e as transformações de ordem econômica, política e cultural.
No âmbito econômico, as drásticas mudanças ocorreram com a Revolução Industrial, que alterou as formas de interação entre os indivíduos e instaurou novas classes sociais, a burguesia e o proletariado. Tais mudanças acarretaram o chamado êxodo rural, gerando uma massiva urbanização, com sérias consequências sociais, como a pobreza.
Já na ordem política, o principal acontecimento, tanto para a Europa, quanto para o mundo todo, foi a Revolução Francesa. Responsável pela criação da chamada democracia, a Revolução Francesa foi um dos maiores e mais importantes acontecimentos. A queda da monarquia foi um ponto crucial para separar esta era do passado, dando um fim às ligações com a Idade Média. Surgiram então, novos ideias políticos e formas de organização do poder.
Há um longo tempo, o movimento de ordem cultural, que apesar de ter sido intensificado no campo das artes, foi de suma importância para o surgimento dessa nova sociedade e da própria sociologia, que é chamado renascimento. Ele deu início a esse processo e foi seguido do iluminismo, que foi, basicamente, um movimento intelectual, que pretendia analisar e organizar o mundo com os olhos da razão. O iluminismo acrescentou aquilo que, de certa forma, faltava ao renascimento, o potencial da razão humana.
Com os novos acontecimentos, a nova ciência tinha então o seu material de estudo, os novos problemas enfrentados pela sociedade, onde os pensadores debatiam as novas condições no cotidiano desta sociedade. Percebeu-se que era preciso analisar, e, principalmente, posicionar-se diante de tais eventos.
A sociologia surge juntamente com o