Fichamento sociologia
Trajetória individual e campo de possibilidades
Gilberto Velho
Universidade Candido Mendes
Walber Correia Dutra
Turma 1 - Curso de Direito
Introdução à Sociologia
Prof: Solange Dacach
Considerações sobre o texto
A temática principal abordada, com propriedade, pelo autor é a interação entre os mais diversos grupos sociais, em suas mais diversas categorias, ressaltando, antes de tudo, a dinâmica das relações sociais presentes no mundo contemporâneo.
Logo na introdução, Gilberto Velho põe em destaque a importância do processo de globalização na configuração das relações sociais modernas, o qual consiste na quebra de paradigmas e das fronteiras sócio espaciais, ao integrar as relações políticas, econômicas e sociais, formando uma aldeia global, capitaneada pelos meios de comunicação.
O autor expõe que as individualidades humanas, inerentes a sua essência, passam a ser afetadas de maneira inédita, na medida em que o jovem experimenta novas redes de relacionamento social, assim como adquire novos valores, os quais não faziam parte de sua cultura original.
Mais adiante, é posto em questão a ideia de projeto, como sendo uma poderosa ferramenta no estudo dos fenômenos sociológicos, uma vez que este permite aos sociólogos, bem como qualquer indivíduo, a traçar direcionamentos específicos, por meio de uma conduta orientada para o alcance de um objetivo socialmente válido.
Assim, nasce o que autor denomina de campo de possibilidades, o qual seria a ferramenta fundamental para a formação e exercício dos projetos, ao representar todo o espaço e as alternativas oferecidas ao sociólogo para o alcance dos objetivos propostos na pesquisa.
Posteriormente, o autor apresenta o caso de Catarina, uma açoriana que desembarcou com sua família nos EUA em busca de melhores oportunidades, o que traria grandes transformações para sua vida e de sua família. Gilberto Velho procura destacar o processo de socialização desenvolvido pela jovem, a qual teve que se adaptar