Fichamento: sociologia
DISCIPLINA: Sociologia
PROFESSOR: Geraldo
ALUNA: Vanessa R. Müller
FICHAMENTO
Referência:
Introdução ao estudo sociológico das organizações.
Objetivo do estudo:
Buscar e agregar conhecimento sobre a sociologia dentro das organizações.
Conteúdo:
A sociologia surgiu no século XIX, com o objetivo de estudar, compreender e auxiliar no processo de entendimento humano, numa época em que a sociedade estava completamente desestruturada por causa das transformações que estavam ocorrendo, devido a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
Os primeiros sociólogos, consideraram a forma de organização trazida pela indústria como o núcleo dessa nova sociedade, começando a estudar, então, não só os fenômenos sociais, mas também, a indústria por si só.
Com a Revolução Industrial se espalhando por todo o mundo, criou-se a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre as organizações, nascendo assim, a disciplina de Sociologia Organizacional e também a de Teorias Organizacionais.
O crescimento e aprofundamento dessa “idéia” de sociologia, só foram possível, pois foi nessa época em que a própria sociedade começou a tomar a consciência de sociedade, percebendo que, com a divisão de tarefas atribuídas pelo surgimento das empresas, um precisaria do outro para realizar determinados serviços.
Foi Augusto Comte que estabeleceu o campo de estudo da Sociologia como sendo a sociedade, considerado, então, como o “pai da Sociologia”, seguido de outros pensadores que foram estabelecendo os limites desse estudo, como Herbert Spencer, Émile Durkheim e Max Weber.
Após a revolução industrial as organizações passaram a ter um papel fundamental na vida humana, sendo impossível e inimaginável viver sem elas hoje em dia.
As primeiras abordagens para os estudos das organizações, tiveram como foco a racionalização do processo de trabalho.
A Escola Clássica, foi um conjunto de autores reunidos, que contribuíram com as conclusões de