RESUMO DE Durkheim, WEBBER E MARX
Segundo o sociólogo Émile Durkheim, o objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais ,pois ele tenta explicar a sociedade observando a relação entre os diferentes indivíduos e a influencia que a cultura, a moral, as crenças, as leis e os dogmas têm sobre eles e em suas atitudes.
Para Durkheim os fatos sociais são “coisas” que influenciam na maneira de agir dos integrantes da sociedade. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir,costumes, as leis, ente outros.
A Sociologia na visão de Max Webber:
Para o sociólogo Max Webber, o objetode estudo da sociologia é a ação social, ou seja, a vida em sociedade gira em torno da ação de seus integrantes. Para o estudioso, os indivíduos orientam-se através das ações dos demais e por esse motivo irão agir levando em consideração o comportamento do grupo em que está inserido.
Para Webber a ação social é qualquer ação praticada levando em consideração ações e/ou reações de outros indivíduos e , por este motivo, é modificada com base nesses eventos.
A Sociologia na visão de Karl Marx:
Segundo o sociólogo Karl Marx, o objeto de estudo da sociologia são as classes sociais. Para o estudioso, as relações sociais entre os homens se dão por meio das relações de oposição, antagonismo e exploração, sendo esta o principal mecanismo de sustentação do capitalismo. Marx dizia que numa sociedade onde predomina o capitalismo as relações de produção ,inevitavelmente, provocam as desigualdades sociais, sendo que essas desigualdades são a base da formação das classes sociais.
O Sociólogo classifica a classe social como um grupo de pessoas que possuem status social similar segundo critérios como religião, origem e ,em especial, o econômico. Para o autor, a divisão da sociedade em classes é consequência dos diferentes papeis que os grupos sociais têm no processo de produção.