Resumo Introdução a Sociologia
Sociologia:
Conceito: ciência que estuda as relações sociais.
Origem no século XIX ( Durkheim e Marx ) e no século XX ( Webber )
Na ciência existem diferentes tipos de conhecimento.
Religião: livro sagrado, revelação de um ser divino, fé
Senso Comum: “sabedoria de vó”, sem provas, internet, fofoca coletiva
Ciência: comprovada, deriva de pesquisa, métodos científicos (indutivo/experimentação, dedutivo/matemática, COMPARATIVO, HISTÓRICO, HERMENEUTICO)
As relações sociais são interações entre A e B, nas quais há um feedback. A sociologia surge para explicar os problemas sociais do capitalismo na época da Rev. Industrial, no séc. XIX, na Europa. Toda relação é problemática e a sociologia surge para resolver esses problemas.
Livro: Um toque de Clássicos
Introdução:
1- Antecedentes do surgimento as Sociologia ( séc. XVI – XIX)
Período Medieval ( séc. V –XV ): Existia o sistema feudal e o poder era descentralizado, pois cada senhor detinha o poder dentro de seu feudo. A economia era basicamente composta pela agricultura de subsistência juntamente com a servidão. A fé era muito valorizada na época e a sociedade era Teocentrista. A igreja era dona de 1/3 da Europa e eles controlavam a sociedade através do medo.
Período Moderno (séc. XVI- XIX):
O período moderno foi a transição do feudalismo para o capitalismo. Aconteceu a centralização do poder e o nascimento dos primeiros Estados-nação. A economia era embasada no comércio global e na Indústria, com trabalhadores livres e assalariados. A sociedade acreditava na razão e começaram a nascer idéias antropocentristas e materialistas. O homem moderno acreditava que Deus estava dentro dele e que podiam recriar o mundo. Eram pensamentos renascentistas.
O livro Dom Quixote é uma metáfora que retrata o período de transição entre as épocas feudal e moderna. Dom Quixote representa a era medieval e Sancho Pança representa a era moderna.
2-