Introdução á sociologia - resumo
Nesse módulo I iremos apresentar uma análise geral dos processos históricos que contribuíram para a formação da Sociologia enquanto ciência e as diversas transformações ocasionadas no inicio da era moderna, com a substituição do trabalho humano por máquinas, possibilitando o surgimento tanto de uma nova forma de divisão do trabalho e de visão sobre a sociedade quanto as acentuadas transformações culturais e políticas ocorridas desde o inicio do século XIX e acelerada no XX e XXI. Sobre o impacto dessas transformações vários teóricos procuraram investigar o fenômeno social em busca de respostas sobre sua organização e diversas suas manifestações. Nesse contexto, as figuras de Comte, Durkheim, Weber e Marx surgem com propostas inovadoras de como interpretar a sociedade, preocupados em, apesar da diferença de métodos e abordagens, em estabelecer os parâmetros de uma nova ciência que permitisse investigar o indivíduo em suas relações sociais complexas e diversificadas.
Módulo I trará os conceitos, fundamentos e clássicos da Sociologia, bem como, o que chamamos de estrutura básica da sociedade; no Módulo II nos preocupamos em apresentar as Instituições Sociais, seus movimentos e os processos de socialização; a terceira parte desse conteúdo – Módulo III – fala especificamente de Tecnologia, segundo a visão crítica da Sociologia, versando sobre os impactos e efeitos da Informática nos processos de trabalho; por fim, o Módulo IV, é voltado para a Sociedade em Rede, onde trata o tema Globalização e Cibercultura.
Foi com Emile Durkheim (1858-1917) que a sociologia passou a ser considerada uma ciência. O também francês Durkheim formulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências.
Sociologia passa a ser a ciência que estuda os fatos sociais, ou podemos dizer ainda que Sociologia se preocupa com o estudo