Resumo Cap 10 introducao à sociologia
A estratificação social está presente em quase todas as sociedades.
Objetivos de aprendizagem:
I. Que a desigualdade social está presente na maioria das sociedades
II. Que o que se busca em uma sociedade igualitária é a busca de igualdade de oportunidades.
III. Como se dá a divisão da sociedade em camadas
IV. Quais são as principais formas de estratificação social.
V. O conceito marxista de classes sociais
VI. A teoria da desigualdade de weber
VII. A diferença entre estamento e classe social
O problema da desigualdade social esta mais presente do que nunca nesse inicio de século – em função da facilidade oferecida pelos meios de comunicação as disparidades são trazidas cada vez mais a nós pelos meios de comunicação.
Durante o sec XX muitos foram os movimentos sociais que buscavam uma sociedade igualitária (se busca a igualdade de oportunidades) anarquistas, comunistas, socialistas (na vdd muitos vinham lutando por isso desde o século XIX)
O termo igualitária foi por muitos entendido de forma equivocada, pois não é possível uma sociedade composta por membros exatamente iguais, quando utilizamos o termo sociedade igualitária estamos nos referindo a igualdade de oportunidades que devem ter todos os indivíduos dessa sociedade, sem discriminação de nenhuma espécie. * essa utopia igualitária esteve bastante presente durante o sec XX e não condiz com a realidade humana e sua complexidade. Esta utopia esta na obtenção de direitos iguais a todos indep. De sua condição social, sexual, de raça, etnia, etc. – O atendimento das necessidades básicas – alimentação, moradia, saúde, bem estar social etc – deve integrar os direitos fundamentais da existência humana.
Sempre existirá algum grau de diferenciação social pois sempre haverá aqueles que se identificam com um determinado nível da hierarquia social, no qual terão mais afinidade com aqueles que ocupam determinada posição e consequentemente formar-se-ão camadas