A semente cresce oculta
Nome: Edna A. Monteiro 4º Semestre de Letras - Unisa Campus II
RA: 29.25761
A respeito do conto A Semente cresce oculta de José Cardoso Pires: • Por que esse conto pode ser considerado neorrealista no contexto da literatura portuguesa? (0,5) Esse conto pode ser considerado neorrealista, pelo fato de retratar a vida das pessoas simples, de classes desprivilegiadas e seus conflitos sociais (nesse caso, um dos conflitos foi a ditadura). O autor se utiliza da linguagem popular regional, faz uso das palavras como instrumento de denúncias e dá ênfase à detalhes trazendo ao leitor uma imaginação bem próxima do real.
• Qual o pano de fundo (social) do conto (o que ocorre implicitamente durante a ação)? Localizar o tempo do movimento neorrealista na literatura portuguesa é um recurso para responder à questão. Extraia do texto 2 passagens que justifiquem a resposta. (1,0)
O plano de fundo social é a ditadura que imperava na época... Com o desaparecimento de Fernando, percebe-se que ele está preso e nota-se também que eles vivem em um regime autoritarista, onde as pessoas não podiam expor suas ideias.
“Muito bom homem, muito bom pai, não digo menos, mas as ideias botaram-no a perder”. (refere-se ao pai de Fernando que está preso).
“Aqui, nesta maldita época, tem de se pensar em tudo e mais nas prisões”. (refere-se à época da ditadura).
• Qual a relação de parentesco entre a velha e a jovem? (0,25)
Elas são sogra e nora, apesar de Ana Gonsa chamar a velha de mãe. • Quem é Rufião? Como aparece na ação dramática? (0,25)
Rufino, é pai de Fernando e ex marido da velha e no conto ele foi preso por expressar suas ideias.
• Qual o drama existencial vivido pela velha durante a ação dramática.Por que ela velha não revela o que sabe e/ou pressente para a jovem? (há duas razões principais) (05,)
O drama era a preocupação com a morte, medo de perder o filho e incerteza. A