eletrotecnico
Historicamente, a brincadeira não faz parte da cultura infantil desde a antiguidade. As crianças desta época não brincavam, pois eram concebidas como adultos em miniatura.
O brincar é uma forma de comunicação. Por meio das brincadeiras as crianças reproduzem suas vontades e sentimentos, mostra seu dia-a-dia, o ato de brincar pode ajudar no processo de aprendizagem da criança, ajuda a desenvolver suas criatividades, e a se expressarem da forma como entendem as coisas, desenvolvendo suas autonomias. De acordo com Adriana Friedmann (2005, p.87) “O brincar assim como a arte, o movimento, a expressão plástica, verbal e musical, pode ser considerado como uma linguagem, através da qual as crianças se comunicam, entre si e com os adultos.”
Nesta pesquisa será ressaltada, a importância da brincadeira para o professor alcançar o objetivo de ensinar as crianças, para o professor despertar nas mesmas, o desenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo. A importância das regras criadas nas brincadeiras, para a inserção na sociedade. Desta forma, o professor pode ajudar á resolver questões como os conflitos e hipóteses de conhecimentos e ao mesmo tempo desenvolver a capacidade de entender vários pontos de vistas, entendendo e demonstrando sua opinião em relação aos outros. É significativo entender, perceber e incentivar a capacidade de criar das crianças, pois esta capacidade se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na dimensão do sentido infantil. O objeto de estudo desta pesquisa é a utilização do brincar pelo professor em sua prática docente, diante da estrutura física da escola e sua implicação, para o aprendizado das crianças na educação infantil. Esta pesquisa é de grande importância para aprofundar os estudos sobre como o professor pode ensinar com mais facilidade, por meio das brincadeiras na educação infantil