Teorias da formação do estado
Meu interesse em pesquisar sobre o estado atual se fez presente desde que entrei em contato com a literatura de Durkheim, Marx e Webber que elucidou-me o que era e/ou que deveria ser o Estado A partir deste contato, senti a necessidade de desvelar qual o significado da ação e o processo de formação do estado Desse modo, percebi que o estado possui um significado Muito diferente do nosso dia-a-dia. O Estado ele implica do Poder Executivo, em detrimento do legislativo. Em um país de política autoritária, no qual predominam o poder econômico do estado implica a expansão do estado; implica o alargamento do poder político e cultural do Executivo.
Teorias de formação do estado
Marx, Durkheim e Weber, os três autores clássicos da sociologia, tiveram cada um a seu modo, uma vida política intensa e fizeram reflexões importantes sobre a formação o Estado e a democracia de se tempo vamos ver o que pensavam sobre esses temas.
Karl Marx. Tendo escrito sobre as questões que envolvem o Estado num período em que o capitalismo ainda estava em formação, Marx não formulou uma teoria especifica sobre estado e poder. Num primeiro momento, ele se aproximou da concepção anarquista, definindo o estado como uma entidade abstrata, em contradição com a sociedade. Seria uma comunidade ilusória, que procuraria conciliar os interesses de todos, mas principalmente daqueles que dominavam economicamente a sociedade. Marx escreveu a ideologia alemã, escrito em 1847 em parceria com Friedrich Engels, Marx identificou a divisão internacional do trabalho e a propriedade privada como base do surgimento do Estado. Em 1848 e 1852, As lutas de classe na frança e o dezoito de brumário de Luiz Bonaparte, analisando uma situação histórica especifica, Marx declara que o Estado nasceu para frear os antagonismos de classes, e, por isso, é o Estado da classe dominante. No livro A Guerra civil na frança, escrito em 1871, Marx