Psicologia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Graduação em Ciências Contábeis – Psicologia Organizacional
13/04/2012
RESUMO O sucesso de uma empresa, bem como a harmonia entre seus colaboradores, depende em muito do perfil do profissional que a lidera, conhecemos três tipos de liderança: autocrática, democrática e liberal. O papel do líder é primal é o primeiro ato de liderança e o mais importante. Nas organizações modernas esta tarefa primal continua a ser uma das principais funções dos líderes, encaminhar emoções coletivas para direções positivas e limpar as confusões criadas pelas emoções negativas. Ressalta ainda que a inteligência emocional provém de quatro componentes, que quando alimentados pela experiência, eles lhe permitem desenvolver habilidades e aptidões especificas, que vão formar a base desse tipo de inteligência.
Palavras-chave: Liderança, Inteligência, Trabalho e Organizações.
1 INTRODUÇÃO
Grande maioria dos trabalhadores nos dias de hoje, estão submetidos constantemente a situações adversas de comportamento, seja do próprio ou dos colegas de trabalho, em muitas ocasiões há divergência entre o modo de pensar de um ou de outro, isso porque todos somos dotados de uma certa inteligência emocional. Motivados por essas diversas formas de comportamento e divergências de opiniões quando se trata de trabalho, pretendemos com este, descobrir qual a contribuição da inteligência emocional para o desempenho da liderança, apontar inclusive pontos essenciais para agir com inteligência emocional no trabalho.
2 LIDERANÇA
A liderança desde há muito, vem sendo um dos tópicos de grande importância para os trabalhadores e continuará merecendo, no futuro, o mesmo grande destaque. Liderança pode ser considerada como a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas e é necessária em todos os tipos de organização humana. Em razão disso é que as últimas décadas acumularam um enorme