Sociologia crítica de karl marx-pensamento positivista
Vimos que a partir do século XV vários acontecimentos contribuiram para o surgimento da sociologia e o modo de produção capitalista. Sendo eles: as reformas protestantes, a expansão marítima, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações, o comércio ultramarino, e o desenvolvimento cientifco e tecnologico que nos ajudara a entender melhor esse movimento intelectual de grande importância que irá mudar profundamente as formas de explicar a natureza e a sociedade.
KARL MARX HEINRICH E A SOCIOLOGIA CRÍTICA
Karl Marx (nasceu em Trier, Alemanha 5 de maio de 1818, e morreu em 14 de março de 1883) foi um grande intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filosofo, historiador, teorico politico e jornalista. Com sua teoria crítica influeciou várias áreas como a filosofia, sociologia, história, ciência politica, antropologia, psicologia e várias outras áreas, foi eleito o maior filosofo de todos os tempo.
Segundo Marx é necessária a existência do homem para que este possa pensar, ou seja primeiro o homem tem de produzir suas condições materiais e concretas, através do trabalho que são bens necessarios para sua existencia e para sua sobrevivência e, só depois disso o homem pode filosofar. Para esse pensador o conhecimento poderia ser um instrumento na luta dos trabalhadores por mudanças na estrutura econômica capitalista que era injusta e desigual.Na sua leitura a sociedade capitalista era igual por natureza, o aumento da desigualdade se dá dentro do processo produtivo, e através do trabalho assalariado, onde a produçao é realizada na coletividade, e a apropriação é privada.
Segundo ele trabalho constrói o homem enquanto ser social.Mas começa dentro dessa questão o processo de desigualdade onde temos duas classes bem distintas: trabalhador e burguesia.
Dentro desse contexto destacamos os seguintes conceitos; classe social, luta de classes,