O perfil ideal de um gestor
Após identificarmos o caminho de um gestor e o ambiente de uma organização favorável traçamos o perfil ideal de um gestor, que inicia na diferença entre liderar e chefiar, são notáveis tais diferenças, a autoridade pelo cargo e a capacidade de influenciar pessoas pelo exemplo.
Citaremos algumas qualidades competências do gestor ideal:
Capacidade de exercer o poder – o poder de um gestor é exercido pela capacidade de motivar e desenvolver seus liderados.
Valorizando a opinião dos liderados – primeiro o principio de ouvir, o gestor deve dar atenção, ouvir ideias e manter sempre a comunicação aberta, clara e direta com seus liderados.
Entusiasmo e comprometimento – motivação própria capaz de transpassar para seus liderados a busca de um novo sonho, força de vontade é o seu traço forte.
Buscar o aprendizado continuo – o volume e a complexidade das informaçoes na atualidade obriga o gestor a aprender sempre com os erros lidando com o imprevisto.
Convivendo com a incerteza – o gestor nunca encontrara o ambiente previsível.
Gerenciando de forma estratégica – o gestor trabalha antecipando o previsto, de forma preventiva
Buscando a qualidade de vida – o gestor deve manter em harmonia a vida profissional e a sua pessoal, existe o tempo para tudo, quando isto falha o stress aparece e a capacidade de criação fica comprometida.
Comprometimento com os resultados – o gestor vive na busca incessante pelos resultados, comprometido com a qualidade e produtividade com qualidade de vida.
Desenvolvendo a Auto Estima – a satisfação de ser competente, Olhando as qualidades e os defeitos que possui e aprendendo a aceitá-los, revendo sua autocrítica.