Novo Perfil Do Administrador
Administrador
Características, habilidades e atitudes do profissional do fururo Por que precisam de um novo perfil? Como se tornar o gestor
‘ideal’?
Vivemos em um mundo repleto de mudanças, e isso reflete na empresa,
que necessita acompanhar tais mudanças para evoluir e sobreviver no mercado. Portanto, precisam de pessoas prontas para isso.
É aí que se inicia o perfil ideal para um futuro administrador: a capacidade de se adaptar às mudanças, à caminhar junto ao mundo.
Então, o que é necessário para se tornar este tipo de gestor? Quais atitudes e características esse profissional deve ter?
Humildade e ‘mudança interna’
Primeiramente, o administrador tem que ter humildade para reconhecer que não sabe tudo e que também erra, e jamais entrar no “síndrome de Gabriela”, como explica o palestrante Alfredo
Rocha, baseando-se na canção “Gabriela” de Gal Costa;
“Eu nasci assim, eu cresci assim
E sou mesmo assim, vou ser sempre assim”
Atualização e “olhar à frente”
O gestor tem que se atualizar sempre, e não se acomodar com sua posição atual, na sua “zona de conforto”. O mundo muda, e se não conseguir acompanhar, será deixado pra trás.
Além da necessidade de atualização, o gestor tem que ter “um olho no futuro”, e estar sempre conectado com o que acontece mundo à fora, para tomar conhecimento de mercado e se antecipar.
“Administrar significa olhar à frente”
– Henri Fayol
Conhecimento de mundo
Graças à globalização, um gerente nos tempos modernos tem que estar preparado para relacionamentos entre empresas internacionais, para poder fazer negócios – fornecimento e parcerias – em outros países, ou simplesmente estar pronto para a concorrência com essas empresas.
“Se eu abrir um quiosque de hotdog num shopping center, um dos meus concorrentes será o McDonald’s” – Paulo Apsan
Portanto, é importante aprender uma segunda ou até terceira língua, e também aprender sobre a cultura, os hábitos e os costumes das mais variadas
nações