Avaliação da Aprendizagem: Processos de Acompanhamento e Práticas Propositivas
Avaliação da Aprendizagem: Processos de Acompanhamento e Práticas Propositivas
No estudo do capítulo 05 _ Avaliação da Aprendizagem: processos de acompanhamento e práticas propositivas _ do livro: Teorias e Práticas em Avaliação; de CRUZ, Fátima Maria Leite. (Ed. Universitária da UFPE, 2010), solicitado pela disciplina de Avaliação da Aprendizagem da Universidade Federal de Pernambuco; podemos analisar e entender os aspectos inerentes à complexidade da avaliação da aprendizagem escolar e a importância de um entendimento acerca das diferentes concepções de avaliação, assim como da diversidade paradigmática com seus aportes teóricos no âmbito educacional.
Este capítulo objetiva promover a reflexão sobre a prática docente com atenção aos processos avaliativos, aprofundando-se especialmente na questão da avaliação formativa e sua função reguladora da aprendizagem.
Em seu artigo, a autora faz um resgate da construção das bases conceituais da avaliação, promovendo assim, de forma clara e objetiva, uma maior compreensão acerca das implicações de cada uma delas nos processos educativos, e suas influências na perspectiva dos educadores e educandos.
A autora destaca a necessidade da discussão acerca das mudanças que devem ocorrer nas práticas avaliativas, apontando motivos para isto. Sua abordagem focaliza, entre outros, os pressupostos do paradigma behaviorista e a construção do referencial classificatório, revelando as implicações excludentes que o acompanham.
Percebemos através deste estudo que a discussão paradigmática tem ganhado cada vez mais força, pois, não é raro observar que as concepções científicas muitas vezes são o oposto do que é vivido na prática pelos professores, ou seja, sua aplicabilidade distancia-se da realidade do cotidiano dos professores e das necessidades que o novo modelo de educação e sociedade inclusivista requerem.
Através do texto também entendemos, que o paradigma behaviorista é ancorado