Segurança do trabalho
O cuidado e o uso de protetores auriculares no trabalho são indispensáveis para a manutenção da saúde auditiva em ambientes ruidosos.
O QUE É CONSIDERADO RUÍDO
É considerado ruído todo som desagradável ou incompreensivo a nossos ouvidos.
O ruído está presente em todos os lugares com mais ou menos intensidade. A intensidade do ruído é medida em Decibel abreviado normalmente por Db.
O limite legal do ruído ocupacional segundo a NR 15 é de 85 Decibéis. COMO AVALIAR O USO DE EPI NO QUESITO SEGURANÇA
Antes de fornecer os EPIs devemos avaliar:
- Os riscos a que está exposto o trabalhador.
- As condições em que trabalha.
- A parte do corpo a proteger.
- As características físicas do trabalhador
É importante também levar em consideração, durabilidade, efeito de proteção, comodidade, possibilidade de limpeza, entre outros.
A decisão final sobre a utilização do EPI deve ser tomada com base numa análise cuidadosa do posto de trabalho, análise essa em que devem participar chefias e trabalhadores SESMT (onde houver) e CIPA (onde houver). O que é EPI TREINAMENTO SOBRE USO DE EPI
O treinamento sobre uso de EPI’s é muito importante. Vale ressaltar que treinar sobre uso de EPI está na NR 6. O treinamento visa mostrar como usá-lo e conservá-lo.
Treinamento também é tema da NR 1. O texto mostra que o empregador tem que informar o trabalhador sobre os riscos da função e sobre medidas de neutralização. Em alguns casos a medida de neutralização acaba sendo o EPI. Como vimos, treinamento sobre uso de EPIs é muito importante, não basta fornecer, tem que ensinar a usar.
É importante lembrar que todo treinamento deve ser documentado e arquivado, é importante treinar, e documentar é tão importante quanto. UM CASO PRÁTICO
Vejamos: Um trabalhador exposto a 85 decibéis, só pode permanecer sem o uso do protetor auricular no local