O PERCURSO HISTÓRICO DO FRACASSO ESCOLAR COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO.
Se considerarmos que, as portas de um novo tempo, o fluxo constante de informações é o grande elemento estruturador das relações sociais e humanas, portanto da cidadania, temos que ressaltar que a escola é o único meio que conhecemos capaz de assegurar a extensão e a execução de tal tarefa.
Falando de fracasso escolar, vemos um destaque em meio aos problemas mais estudados em nosso sistema educacional. O fracasso escolar tem sido de forma preconceituoso, concebido como o fracasso do aluno ante as demandas escolares. Sabemos que este problema é bem mais complexo, não comportando causas únicas e invariáveis. Neste sentido, fracassamos todos nós, os que ensinam os que são ensinados e todos os outros que integram a sociedade.
O objetivo deste trabalho não é procurar ou dar definição ao fracasso escolar visto que esta é uma abordagem ampla e demandaria mais tempo de estudo. O foco é dar uma visão geral do fracasso escolar ocorrente na alfabetização, sem nos deter a um autor especifico.
O tema pesquisado foi uma escolha bastante complicada, visto que a educação exibe diversos problemas e grandes obstáculos. A vivência teórica e prática que adquirimos no decorrer da nossa formação, nos fez refletir e direcionar os estudos.
Passamos a nos interessar pelo processo histórico desse fenômeno e a nos questionar a respeito das possíveis causas que se atribui a ele principalmente no início da educação escolar onde ocorre a alfabetização. Percebemos que o modo como o fracasso escolar é concebido nas escolas é sustentado pela própria educação, fato que ocorre desde o início dessa problemática.
Sendo assim, optamos por investigar como a bibliografia com dados do tema em questão, analisa o fracasso escolar e qual contribuição trás para a construção de concepções mais amplas deste fenômeno. O objetivo geral deste trabalho é realizar um percurso histórico sobre o Fracasso Escolar do ponto de vista da alfabetização, evidenciando suas possíveis causas. Sendo que