Criação de uma escala termometrica
Bruno O. Thomazini, Guilherme V. F. Braquinho, Renato A. O. Junior
Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG (campus Poços de Caldas)
Resumo
O objetivo deste trabalho é a construção de uma nova escala termométrica denominada °X, bem como o equacionamento para a transformação de qualquer temperatura de °X em °C. Utilizando-se de um balão volumétrico preenchido com álcool, foi possível , através da variação da temperatura deste sistema e conhecendo-se o coeficiente de dilatação linear do vidro, determinar o coeficiente de dilatação volumétrico do álcool β = (5,2 ± 0,3)10-4 K-1.
1. Introdução
2. Modelo Teórico
Conhecida por ser uma das principais especialidades tratadas da física, a termodinâmica dá auxilio nas questões relacionadas ao calor, trabalho e outros tipos de energia [1].
Como já é sabido, o termômetro é o equipamento que nos permite medir temperatura. Existem diversas escalas termométricas, dentre elas as mais utilizadas são Celsius, Fahreheint e Kelvin.
A temperatura é uma das variáveis da termodinâmica e para que se possa determiná-la, é necessária a utilização de um instrumento denominado termômetro. Sendo assim, para que seja possível a aferição da temperatura do corpo o mesmo necessita de características termométricas, ou seja, qualquer grandeza que varie a temperatura [2].
Evidencia-se o fato de as escalas Celsius e
Fahreheint serem escalas lineares que necessitam do simbolo de grau (°) o que não acontece com a unidade Kelvin cujo zero é absoluto.
O físico e astrônomo Galileu Galilei (15641642) foi responsável pela criação do primeiro termômetro no final do século XVII. Para tal invenção Galilei utilizou-se de um tubo invertido contendo água e ar, onde a medição da temperatura era baseada na elevação da pressão exterior que fazia com que o ar dilatasse e consequentemente elevava o nível da água [2].
Para facilitar a medição da temperatura foram criados certos