Termometria
Professor: José Marques Luis
Resumo: A termometria é um setor da Termologia que estuda a temperatura e suas medidas. Para que a medida de temperatura não dependa da nossa percepção fisiológica, recorremos a algumas grandezas físicas mensuráveis que variam quando a temperatura de um corpo varia. Antigamente, as escalas termométricas eram baseadas na dilatação volumétrica de líquidos como mercúrio e etanol, porém, a concepção do zero absoluto rompeu com as escalas então em uso. Novos métodos de temperatura foram surgindo baseados no uso de termopares e pirômetros. A associação do termômetro com o densímetro foi essencial no controle de processos industriais. O estabelecimento de escalas internacionais de temperaturas facilitou o ensino e aprendizado da termometria.
Palavras chaves: termometria, termopar, escalas termométricas.
1. Introdução
O conhecimento de calor e temperatura é conhecido desde muitos tempos. A primeira noção de temperatura de um sistema é estabelecida a partir da sensação térmica que o tato proporciona, podendo ser quente, frio ou gelado [1]. Portanto, para fins científicos, esse critério sensitivo não é válido, pois, depende da pessoa e das condições climáticas no momento. O corpo humano induz o observador ao erro, dado que é sensível a outras grandezas, como, por exemplo, a condutividade térmica [2-5]. Por isso, há necessidade de se estabelecer um instrumento de medida de temperatura que independe do sentido tato.
O instrumento utilizado para medir a temperatura dos corpos denomina-se termômetro. Ele faz uso de comparações entre a variação de propriedades das substâncias como volume, pressão, resistência elétrica, variação de cor, etc. para relacioná-las com a variação da temperatura [1-5].
2. Princípios de uma escala termométrica
A maneira de estabelecer uma escala termométrica é encontrar uma substância que possua propriedade que altere de modo regular com a temperatura, e tenha