quimica
Jéssica Wan Der Maas
Kelly Cristina Ribeiro Murça
Lara Barbosa
Ronaldo Dias
Escola Estadual Alfredo Sá
APLICAÇÕES PRÁTICAS DA TERMOQUÍMICA
A termoquímica estuda o calor (ou energia) envolvido nas reações químicas. Seja a energia produzida ou absorvida em qualquer reação, levando em consideração mudanças de estado físico (fusão e ebulição) é estudada nesse ramo. Ela também pode ser relacionada com a troca de energia acompanhada de transformações. As compressas podem ser observadas como aplicação prática da termoquímica. COMPRESSA FRIA (ENDOTERMIA)Ela faz com que haja a diminuição do fluxo sanguíneo, e aumenta a contração do local que foi afetado.As compressas frias são benéficas para: contusões, torções e também paraexodontia.
Elas diminuem a dor e espasmos musculares, tornando mais fácil amovimentação da articulação afetada. COMPRESSA QUENTE (EXOTERMIA). As compressas quentes são indicadas para analgesia. O calor que é proveniente da com pressa, ativa a circulação e pode auxiliar no tratamento de doenças de cunho inflamatório.Suas indicações são bem diversificadas, desde cólicas, pés com inchaço até dores nos músculos e articulações. Nos casos de contração muscular, o calor liberado pela compressa faz com que a região onde é aplicada relaxe, reduzindo os espasmos(contração) e enrijecimento das articulações.TERMOQUÍMICA E AS MÁQUINAS TÉRMICAS. Uma máquina térmica, como o motor de um carro, é um sistema que faz uma transformação cíclica, ou seja, ela passa de tempo em tempo pelo mesmo estado.
“Segundo a 1ª lei da termodinâmica, o trabalho realizado por uma máquina térmica sobre o exterior (o sinal negativo significa que a máquina realiza trabalho sobre os arredores), é igual à energia recebida sob a forma de calor absorvida por