Criação de Escala Termométrica e Expansão Térmica
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a criação de uma escala termométrica aleatória com o uso de um termômetro experimental montado em laboratório, tendo o álcool etílico como substância termométrica. A temperatura foi aferida com o auxílio de um termômetro digital quando o sistema entrou em equilíbrio de acordo com a Lei Zero da Termodinâmica [1]. Quando em equilíbrio, o deslocamento do álcool, uma vez expandido foi medido utilizando um paquímetro.
A partir dessa escala, é possível a conversão para outras como a escala Celsius e vice versa.
Após uma análise dos dados, verificou-se que a relação de °X para °C foi o (
) e o valor de Tc encontrado foi de valor de Tx encontrado foi de
(
) . Embora o valor de Tc encontrado seja diferente do valor obtido no experimento devido às várias fontes de erro existentes durante o experimento, o resultado foi satisfatório. Com as aferições e cálculos realizados foi possível obter a constante de dilatação
)
volumétrica do álcool etílico (
ºC-1, diferente do valor dado na bibliografia
[2]. Porém satisfatório devido às condições dadas, visto que houve erros experimentais e instrumentais. 1. Introdução
No
experimento duas áreas da termodinâmica serão estudadas, são elas: a lei zero e a expansão térmica. Cujos conceitos serão abordados, em palavras, no decorrer deste tópico.
Considerando três sistemas (A, B e
C), em um local idealmente isolado onde estes não podem interagir com o meio onde
A e B estão em equilíbrio entre si e C está em equilíbrio com B, logo C também esta em equilíbrio com A, ou seja, se C for um termômetro e A e B estejam em contato com o termômetro, quando a leitura do termômetro for estável pode-se concluir que o sistema está em equilíbrio. A este fenômeno da se o nome de Lei Zero da termodinâmica [2].
A maioria dos materiais que nos cercam sofre expansão ou dilatação térmica quando aquecidos. Essa dilatação