Termometria
Acadêmicos:
1
Beatriz Cerimele de Oliveira
RA: 67984
Gregory Vinicius Moraes Cecilio
RA: 71370
Luciana Nunes dos Santos
RA: 67862
Natália Silva Daneluzzi
RA:70036
Paula Mariko Hatsumura
RA:68612
Thays Mitsuko Tsuji
RA:68935
Professor: Fábio Costa
INTRODUÇÃO
A termometria é basicamente a parte física que estuda a temperatura e suas medidas.
Podem apresentar dois aspectos:
Macroscópicos (sensação térmica de quente x frio) Microscópios
(agitação média das partículas)
2
Foi através do tato que o ser humano teve o primeiro contato com a termometria, pois é através dele que podemos dizer se um corpo está quente, morno ou frio. Como a temperatura média do corpo humano é de 36,5°C podemos dizer que, se tocarmos qualquer material com temperatura acima de 37°C teremos a sensação de quente; para qualquer material com temperatura abaixo de 36°C teremos a sensação de frio.
3
4
Do ponto de vista microscópico, qualquer corpo
(sólido, líquido ou gasoso) é composto de partículas em constante agitação (movimento).
Temperatura é a grandeza que mede o estado de agitação das moléculas. Quanto mais quente estiver uma matéria, mais agitadas estarão suas moléculas, assim, a temperatura é o fator que mede a agitação dessas moléculas, determinando se uma matéria está quente, fria, etc. A temperatura pode ser utilizada para a medição e controle de outras grandezas como densidade e volume .
5
EQUILÍBRIO TÉRMICO
O equilíbrio térmico é quando dois objetos com temperaturas diferentes são postas em contato um com outro, depois de certo tempo eles apresentam uma temperatura comum.
6
EVOLUÇÃO DA MEDIÇÃO DA
TEMPERATURA
Primórdios
Harme de Berna, criou uma escala de temperaturas baseada nas latitudes terrestres atribuindo “4 graus de frio” aos pólos e “ 4 graus de calor” ao equador. 7
A “escala” de Galileu Galilei estava dividida em
“graus de calor” , segundo seus registros. Porém não se deve considerar essa menção como absoluta, pois Sanctorius Santori