educação infantil
BRAGAGNOLO, Adriana – UPF
DICKEL, Adriana – UPF
GT: Alfabetização, Leitura e Escrita / n.10
Agência Financiadora: Não contou com financiamento
O presente trabalho recupera produções que permitem a análise das relações entre a educação infantil e as concepções sobre o desenvolvimento da linguagem escrita, divulgadas nos meios acadêmicos entre os anos de 2000 e 2003.
Nessa perspectiva, o percurso metodológico da pesquisa, desde a fase exploratória até a seleção do material, o processo de construção das categorias, a análise e a sistematização dos dados, é apresentado tendo em vista localizar em que âmbito e com base em que referenciais tal temática é recuperada em fóruns acadêmicos de discussão.
1 Os caminhos da investigação
A primeira etapa do trabalho em questão consistiu num estudo exploratório cujo foco foram as discussões sobre a linguagem escrita e a educação infantil nos meios acadêmicos. Com o intuito de contextualizar o universo das discussões e produções a respeito do tema, o estudo desenvolveu-se através de um mapeamento dos focos de discussão e sistematizações existentes sobre o tema exposto no Brasil. Para tanto, foram realizadas algumas ações: a) contato com pesquisadores da área da educação infantil e alfabetização e com participantes de grupos de pesquisa de universidades brasileiras (UFSC, USP, UFF, UFRJ, Unicamp, Univali, UFRGS, Unijui, PUC/RS, PUC/RJ, UFSCAR, Unirio); b) busca de publicações, de anais de eventos, como da Reunião Anual da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), do Congresso Nacional de Leitura (Cole), entre outros; c) busca de publicações em periódicos e rastreamento nos bancos de dados das universidades para a localização de teses e dissertações sobre o tema.
Com base nesse processo inicial, revelaram-se inúmeros sujeitos que estudam a infância, trazendo em destaque o problema da linguagem e,