O papel do professor no combate a violência na sala de aula
Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico.
A violência se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnicos-religioso, preconceito, assassinato, fome, etc.
Tipos de violência
Embora a definição de violência inclua apenas os atos intencionais, excluindo, portanto, os acidentes, há muitos questionamentos sobre a atribuição dessas ultima qualificação para os eventos ocorridos no trânsito e provocados por imprudência, descumprimento de leis e regras de trânsito, abuso da velocidade e uso concomitante de álcool.
O mesmo poderia ser dito para os acidentes no trabalho e no domicílio, quando relacionados a negligência e a falta de segurança. Vejamos os tipos mais comuns de violência em nossa sociedade.
Violência Física
A violência física é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objetos e queimaduras.
Violência Psicológica
A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada.
Violência verbal
A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. A violência verbal normalmente é utilizada para incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais