diversidade cultural na escola
TEMA
BULLYING NAS ESCOLAS
Débora dos Santos Ferreira (600466128)
Débora dos Santos Ferreira
BULLYNG NAS ESCOLAS
Relatório apresentado pela disciplina Didática:organização do trabalho pedagógico, curso de pedagogia EAD, Universidade Salgado de Oliveira.
Orientação: Cristiane Santos Lima Camilo
BULLYING NAS ESCOLAS
OBJETIVOS: Estudar sobre o que é o bullying e suas conseqüências. Como as escolas lidam o bullying entre os alunos e professores. Qual é o papel do professor na prevenção e no combate ao bullying. A ação da escola e do professor para prevenir o combate ao bullying.
O QUE É BULLYNG
Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”. Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica