RESENHA: EDUCAÇÃO COMO EXERCICIO DO PODER: CRITICA AO SENSO COMUM EM EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM QUÍMICA
LUCAS MELO DA SILVA
RESENHA:
EDUCAÇÃO COMO EXERCÍCIO DO PODER:
CRITICA AO SENSO COMUM EM EDUCAÇÃO
ARACRUZ
2012
LUCAS MELO DA SILVA
RESENHA:
EDUCAÇÃO COMO EXERCÍCIO DO PODER:
CRITICA AO SENSO COMUM EM EDUCAÇÃO
ARACRUZ
2012
Paro, Vitor Henrique, Educação como exercício de poder: crítica ao senso comum em educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. 103p. (Coleção questões da nossa época; v.4).
Vitor Henrique Paro é o professor titular na Faculdade de educação da USP, onde também pesquisa, e coordena o “Grupo de Pesquisa em Administração Escolar” (Geape). Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC-SP. Escreveu vários livros na área da educação, entre eles: administração Escolar: introdução de crítica e Crítica da estrutura da escola (Cortez) e Gestão escolar, democracia a qualidade do ensino (Ática).
O livro de Vitor Henrique Paro fala sobre como a educação ou ensino é visto no senso comum, como simples passagem de conhecimento e informações, generaliza o educador como a pessoa que detêm o conhecimento, domina certo conteúdo e apresenta a ao educando, e o educando um simples receptor dessa informação.
Nesse livro, Paro critica essa visão pobre da escola tradicional (senso comum) defende que a educação vai muito mais além de passar conhecimento é o processo pelo qual nós nos tornamos humano-históricos, pela apropriação de cultura, onde adquirimos além do conhecimento e informações, valores, crenças, arte, costumes, direitos, enfim tudo q o homem produz, cria e recria que faz parte da sua história. Acredita que a educação está diretamente ligada á integridade do homem, em ser sujeito (o autor, ser detentor de vontade) da sua própria história.
Fala de metodologia aplicada nas escolas tradicionais, que é a mesma para o ensino fundamental e para o ensino superior, um educador na frente