Pedagogia
Estudo
AdministraçãoAgronomiaArquiteturaCiência da ComputaçãoCiências BiológicasCiências EconômicasDireitoEducaçãoEnfermagemEng. AgronômicaEng. CivilEng. de ProduçãoEng. ElétricaEng. MecânicaEng. MecatrônicaEng. QuímicaFarmáciaFisioterapiaFísicaLetrasMatemáticaPsicopedagogiaQuímicaver tudoArquivos em destaque Enviar arquivo Comunidade
Acadêmica
Cursos Enfermagem Medicina Química mais Cursos Instituições de Ensino UFBA UFRJ UFRGS outras Instituições Perguntas e
Respostas LoginCadastro Resumo: Pedagogia da Autonomia- Paulo Freire Verarow Enviado por: Vera Freitas | 20 comentários Arquivado no curso de Educação na USP Download denunciarDenunciarrowCreative CommonsLicença de uso: BY-NC-NDrowPEDAGOGIA DA AUTONOMIA: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire.
Introdução
Na introdução do livro ,Freire, esclarece o público alvo (docentes formados ou em formação), insistindo que formar um(a) aluno(a) é muito mais que treinar e depositar conhecimentos simplesmente e, ainda que, para formação, necessitamos de ética e coerência que precisam estar vivas e presentes em nossa prática educativa, pois esta faz parte de nossa responsabilidade como agentes pedagógicos. Ele fala da esperança e do otimismo necessários para mudanças e da necessidade de nunca se acomodar, pois "somos seres condicionados, mas não determinados". Paulo Freire apresenta três temas básicos para construir a Pedagogia da Autonomia, que leva à formação para vida, são eles: a) não há docência sem discência; b) ensinar não é transferir conhecimento e; c) ensinar é uma especificidade humana. O tema central da obra é “a formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativa progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos”.
1°. Não há docência sem discência- “dosdicência”
Freire aponta que existem diferentes tipos de educadores: críticos, progressistas e conservadores, mas, apesar destas diferenças, todos necessitam de saberes comuns tais como:
•