comunicacao organizacional
2. Este texto tem como ideia central a abordagem referente a comunicação organizacional, dando enfâse aos modos de comunicação que se desenvolvem nas organizações e definindo, na sequência, as redes de comunicação estabelecidas para o exercício dessa comunicação, tanto interna quanto externa.
3. A autora ao escrever o texto procura estabelecer as relações de entendimento necessárias para que as pessoas possam interagir como grupos organizados para atingir objectivos predeterminados, começando por definir a comunicação, analisar as redes de comunicação e por fim a abordagem sobre os princípios da comunicação organizacional integrada.
4. Explicar o processo de comunicação organizacional, o que é para a autora.
A comunicação permeia todos os actos da vivência humana e, nas organizações, vistas como organismos sociais vivos e interdependentes, não é diferente. Inserida na base das funções administrativas de planejamento, organização, direcção e controle, a comunicação consiste na alma da organização, pois é ela que estabelece as relações de entendimento necessárias para que as pessoas possam interragir como grupos organizados para atingir objectivos predeterminados.
Através de um sistema de comunicação constituido as informações são transmitidas, fluem e se retroalimentam; e as acções organizacionais e encaminham, se sustentam, se concretizam, se constroem e se reproduzem.
Mediante o tema em destaque observam-se duas perspectivas de comunicação na organização que se complementam e interagem: a primeira diz respeito à comunicação interna, em que estão envolvidas todas as pessoas que fazem parte da hierarquia e do quadro funcional da organização. A segunda se refere às relações externas da organização, em que o corpo organizacional é representativo na interação e interlocução com o meio ambiente.
Essa amplitude é apontada por