Plantas de emergencia
FICHA TÉCNICA nº 25
.. . .
... .. ..
.....
....
..
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..
PLANTAS DE EMERGÊNCIA
ABRIL 2009
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS GENÉRICAS
Planta de Emergência: Peça desenhada esquemática de um edifício ou espaço, que tem por objectivo orientar, informar e instruir os utilizadores dos edifícios e instalações, para os procedimentos a adoptar numa situação de emergência. Conterá a representação dos caminhos de evacuação, dos meios a utilizar em caso de incêndio, as instruções gerais de segurança e a legenda da simbologia utilizada.
Fontes: NP 4386 e Portaria nº 1532/2008
NORMAS APLICÁVEIS
NP 4386
Equipamento de segurança e de combate a incêndio. Símbolos gráficos para as plantas de emergência de segurança contra incêndio. Especificação
Dimensões
• As Plantas de Emergência devem ter como dimensão mínima o formato DIN
A3, podendo ser utilizada uma dimensão inferior em casos especiais
(Exemplo: quartos de hotéis ou hospitais)
• Deve ser respeitada a escala mínima de 1/200, exceptuando-se os casos em que isso seja manifestamente exigente
(Exemplo: parques de estacionamento ou armazéns)
Mar.09
As Fichas Técnicas APSEI estão sujeitas a um processo de actualização contínua, dependente das alterações legais, normativas e técnicas que estejam relacionadas com o seu conteúdo.
Certifique-se sempre, antes de aplicar a informação contida nesta Ficha Técnica, de que está na posse da sua última versão.
DEFINIÇÃO
Fig. 1 - Exemplo de uma Planta de
Emergência
• Os Símbolos a colocar nas Plantas de Emergência devem estar em conformidade com a NP 4386
• De modo a garantir uma boa legibilidade por parte dos utilizadores das Plantas de Emergência, o texto deve ser de forma e dimensão que o torne facilmente legível No caso de pisos ou áreas de grandes dimensões, as dimensões devem ser aumentadas, ou, em alternativa, devem ser criadas plantas parciais, devendo neste caso ser