O olhar pensante do professor
Justificativa
Venho trabalhando como professora na Educação Infantil à um bom tempo, e a pouco estou com gestora, inicialmente meu intuito era uma linha de pesquisa no campo da formação dos docentes da área, mas em meio as minhas reflexões, cheguei a conclusão de focar estes registros na ampliação dos conhecimentos no decorrer da especialização na Educação Infantil.
Parto de uma reflexão profissional e pessoal, logo que retomei meus estudos na pos graduação, deparei-me com velhos conceitos e novos conceitos, que para mim não foram fáceis de serem quebrados, primeiro; a resistência ao que é novo,segundo; o conflito, a desequilibração e por final a aceitação e assimilação desses conhecimentos.
A aprendizagem não se dá de forma simples, ao menos na minha opinião, assim como os adultos passam por um processo na construção desse conhecimento, também as crianças tem suas etapas na construção desse conhecimento.
O professor deverá ser mediador desse processo, sempre exercendo a característica de pesquisador, no qual, vai observar e registrar, a forma como essa criança aprende e como lida com a aprendizagem, isso exige pesquisa-reflexão-ação. O portfólio é um instrumental de grande valia para acompanhar o desempenho desta criança, de forma gradual, qualitativa e quantitativa no caminhar dela; seus esforços, duvidas, criações e, é um acervo muito rico de informações ao professor pesquisador, que poderá retomá-lo em qualquer momento para fazer as intervenções necessárias para a evolução do aluno neste caminhar.Ele é um instrumento de avaliação que permite analise de observações, registros e procedimentos adotados pelo professor permitindo também uma auto avaliação.
Antes de tudo, como caracterizar e entender a criança contemporânea, ora a família é o primeiro contato da criança com o mundo, sendo ela cidadã passível da influencia do meio, das