os espaços educativo
PEDAGOGIA
OS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Colatina
2014
OS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Prof. Carlos Eduardo Gonçalves, Lisneia Rampazzo, Raque Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vgula, Vilze Vidotti, RoselyMntagnini, Bernadete Strang e Fabio Luiz da Silva.
Colatina
2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1 – INTRODUÇÃO 4
2 – DESENVOLVIMENTO 5
3 - CONCLUSAO 8
REFERENCIAS 9
1 – INTRODUÇÃO O livro de Ruth Rocha aborda a escola com uma visão tradicionalista onde o professor é o detentor do saber, o aluno é apenas um receptor do conhecimento, é a escola é como um deposito de crianças que ficam acondicionadas em “vidros”.
Perante a Constituição Federal as crianças tem direitos que devem ser garantidos pelo família, pelo Estado e pela Sociedade, inclusive o direito a liberdade, liberdade para brincar, se expressar, estudar e crescer.
Em entrevista com os pais, professores e com os próprios alunos, temos a visão que cada um traz da escola e do processo de aprendizagem, remetendo as diversas concepções e tendências da educação.
Assim, o presente trabalho tem sua relevância na importância de se conhecer as diversas tendências pedagógicas bem como as visões dos vários envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
2 – DESENVOLVIMENTO
O Livro Infantil Quando a Escola é de vidro da autora Ruth Rocha, é uma menção a visão infantil de como a escola é através do olhar dos alunos. O livro deixa claro que o aluno não sabe o porque esta indo a escola, por que toda manha, é colocado “dentro de um vidro”. Também através da leitura do livro podemos perceber o comodismo de alguns alunos, que não questionam o sistema escolar mesmo sem entender nada, apenas aceitam.
Podemos perceber