Espaço educativo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a atuação do pedagogo nos espaços educativos, entendendo seu papel e a importância do seu trabalho no espaço escolar.
A diversidade de funções que são determinadas através das ocorrências conflituosas do cotidiano escolar preenche a maior parte do tempo deste profissional, que acaba secundarizando a sua função específica, em detrimento a outras de cunho pedagógico ou não.
O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas. É o mediador no processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
A educação é um fenômeno social e como tal só pode ser compreendida dentro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. As práticas educativas não se dão de forma isolada das relações sociais, culturais, políticas e econômicas que caracterizam a estrutura de uma sociedade.
Na escola o trabalho é realizado por um conjunto de profissionais que interagem para a formação do aluno. A equipe escolar deve encontrar-se sempre em sintonia, todas as funções são importantes na busca por um ensino eficiente capaz de alcançar os objetivos propostos pela instituição.
As ações dos pedagogos (supervisores e orientadores) são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da formação e história de vida de cada indivíduo.
A função do pedagogo se faz necessária por proporcionar a interligação entre os profissionais da escola.
Ele é o elo para o trabalho em conjunto para que a escola realize de fato o seu papel de proporcionar uma educação que desperte a comunidade