Espaços educativos
2.1 POLITICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Nesta disciplina levamos a compreender a organização do sistema, a lei das diretrizes e a base educacional nacional nº 9.394/96. Para o grupo percebemos que a proposta pedagógica tem o dever de auxiliar a instituição a construir, desenvolver e consolidar a aprendizagem de forma eficaz no direcionamento da formação humana. Concordamos quando se diz que: “Os objetivos educacionais da proposta devem ser formulados dentro do contexto real e dos conhecimentos que derivam das experiências”. Muito se tem a fazer nesse contexto tendo como mudanças a participação da comunidade escolar, melhoria do funcionamento das instituições de educação, garantia de ensino fundamental a todos os que tiveram ou não acesso, valorizar o profissional da educação, reduzir as desigualdades sociais.
Mas infelizmente não é o que vimos diariamente em noticiários sobre escolas que não tem nenhuma estrutura para receber e trabalhar com dignidade com as crianças que deveriam ser então “o futuro de nosso país”. Muitos são os desafios para mudar essa realidade, as escolas precisam ter um planejamento participativo junto com a equipe escolar e a comunidade, buscando maneiras de desenvolver ações para o nosso ensino educacional.
Entender e participar de nossas leis e diretrizes é fundamental para cobrar uma gestão escolar democrática atuante de nossos governantes.
Segundo a LDBEN nº 9.394/96 é finalidade da educação: O desenvolvimento de competências do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua inclusão social.
Para tanto concluímos que debater e promover a questão do currículo como meio de fazer uma gestão democrática deva proporcionar o respeito e a diversidade aos direitos humanos.
“Não existe problemas pairando num exterior, mas sim inertes, à sombra, à espera de serem encontrados pela luz que lançamos sobre eles e, depois, solucionados pela razão”