Espaços educativos
A educação não formal é um processo que se desenvolve ao longo da vida humana, sendo ela por meio dos processos de ensino formal, vinculados à escola, ou por meio da aprendizagem informal que envolve a família, em dia a dia, por meios de comunicação, ou ainda por meio da aprendizagem não formal, que envolve uma diversidade de maneiras de experiências e é ministrada nos mais diferentes espaços.
A educação não formal deve se tornar um instrumento eficaz no processo de construção da democracia da cidadania.
As estratégias e metodologias devem ser trabalhadas em uma perspectiva de substituir e confrontar com a realidade, permitindo mudanças nas atitudes, valores e práticas dos alunos na educação não formal, de modo que estes possam adotar valores vinculados à solidariedade e ao respeito aos direitos humanos.
Enquanto a educação formal possui lugar nas escolas, cursos e faculdades estes possuem regras de certificação que são claramente definidos, já a educação não formal é acima de tudo um processo de aprendizagem de convívio social, centrado no aluno, através de atividades que têm lugar fora do sistema de ensino formal e sendo complementar deste.
Enquanto um sistema de aprendizagem vem sendo uma prática comum, sobretudo no trabalho comunitário, juvenil ou social, serviço voluntário, expandindo uma larga variedade de espaços de aprendizagem: das associações às empresas e às instituições públicas, do setor juvenil ao meio profissional, ao voluntariado e às atividades recreativas.
Na educação não formal, os resultados da aprendizagem individual não são medidos. Isso não quer dizer, que não haja avaliação. Essa maneira de aprendizado tem a participação de todos.
Sobre a educação não