O monge e o executivo capitulo por capitulo
Anderson Iwamizu
Resumo do Livro O Monge E O Executivo O livro conta a história de Jonh Daily que é um executivo de sucesso que gerencia uma indústria de vidro plano. Ele é casado com a psicóloga Rachel e tem um casal de filhos: John Junior e Sara. O livro conta a história que mostra a essência da liderança, mostrando uma visão humanista de como verdadeiramente deve ser o relacionamento pessoal e coletivo nas organizações sejam elas familiares, empresariais ou governamentais.
As Definições Neste capítulo o autor enfatiza o que muitos não sabem: o que realmente significa ser um líder. Ele deixa claro que liderança não pode ser confundida com poder, pois, liderar “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum” e poder “é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força”.
Enfatiza também que, um líder faz uso de autoridade para que as pessoas, estando-lhe subordinadas ou não, deem o melhor de si no que estão fazendo. Autoridade seria então a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que ele quer por causa de uma influencia pessoal. Já o poder quando utilizado pode até gerar resultados satisfatórios, porém com o passar do tempo esse resultado se desgasta. O uso inadequado do poder pode prejudicar o relacionamento e diante de tal conhecimento, um líder não deve preocupar-se apenas com a execução das tarefas, mas também com os relacionamentos.
“Executar tarefas enquanto se constrói os relacionamentos” essa é a chave para a liderança.
O Velho Paradigma
O autor mostra neste capítulo que um líder dever saber ser flexível identificando os velhos paradigmas e se adaptando aos novos. Os paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que são usados para se direcionar na vida, eles podem ajudar ou dificultar a vida das pessoas. Em tempos passados,