O monge e o executivo capítulo 2- o velho paradigma
CAPÍTULO 2- O VELHO PARADIGMA
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
O MONGE E O EXECUTIVO
CAPÍTULO 2- O VELHO PARADIGMA
Geovany de Paiva
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um resumo feito do segundo capítulo do livro: O monge e o executivo. Fala sobre a continuação do retiro em um mosteiro feito por seis pessoas distintas, porém com uma responsabilidade em comum, todos são líderes.
Em especial o livro trata da vida de um executivo bem sucedido financeiramente, porém confuso em com seus relacionamentos, tanto pessoais, quanto profissionais. Neste capítulo a definição de paradigma e liderança é apontada através de exemplos e experiências compartilhadas por Simeão e pelos seis alunos.
Servir, ouvir, motivar, influenciar, entre outros adjetivos foram identificados no decorrer da leitura desse capítulo como alguns comportamentos importantes e essenciais para um líder.
Também observamos o quanto mudanças são necessárias, tanto comportamentais quanto de pensamento. Nas páginas seguintes o entendimento do grupo em relação ao capítulo será argumentado.
“Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu”.
ANTIGO PROVÉRBIO CHINÊS
As quinze para as cinco andam com sonolência e envolvido pelo friozinho da aurora, John apronta-se para o encontro com Simeão na capela.
Tinham apenas trinta minutos antes da cerimônia das cinco e trinta, e John precisava aproveitar esse tempo para aprende o que pudesse.
Simeão acentua a John quão mau ouvinte ele é; John se inclina daquela colocação, mas se lembra que sua esposa e seu colega de trabalho só o haviam reclamado sobre este defeito.
Na posição você pode falar mais não pode ouvir.
Todas essas atitudes são egoístas e não favorecem um líder.
John se compromete trabalhar nesse assunto, mesmo não reconhecendo que deseja expressar-se dessa forma.
John relata brevemente sua autobiografia, inclusive as coincidências com o nome de Simeão.
No decorre daquela