Resumo Capitulo 6 - o monge e o executivo
O tema central deste capitulo é o comportamento. O nosso comportamento que influencia nossos pensamentos e nossos sentimentos. Nem sempre é considerado natural assumir determinados comportamentos, porque frutos da escolha que fizemos. Por exemplo, fazer xixi nas calças para uma criança é um comportamento natural. Só depois de treinar a autodisciplina é que ela adquire o hábito de usar o vaso sanitário.
E ensinado a definição de que a disciplina tem objetivo ensinar-nos a fazer o que não é natural, através da disciplina podemos fazer com que o natural se torne natural, se torne um hábito. Somos indivíduos de hábitos e para tal alguns estágios são necessários para adquirir novos hábitos ou habilidades, pois os hábitos e as habilidades geram comportamentos aplicados à liderança. Assim é elencados os quatros estágios, a saber:
• Estágio um: Inconsciente e sem habilidade
É aquele em que você ignora o comportamento e o hábito. Por exemplo, antes de sua mãe querer que você use o vaso sanitário. Você está inconsciente e desinteressado em aprender a prática e, obviamente, despreparado.
• Estágio dois: Consciente e sem habilidade
É o estágio em que você toma consciência de um novo comportamento, mas ainda não desenvolveu a prática. É quando sua mãe começa a sugerir o vaso sanitário. Tudo é muito desajeitado, antinatural e até assustador.
• Estágio três: Consciente e habilidoso
É quando você está se tornando cada vez mais experiente e se sente confortável com o novo comportamento ou prática. É quando a criança quase sempre consegue se controlar. Você está adquirindo o “jeito da coisa”.
• Estagio quatro: Inconsciente e habilidoso
É o estágio em que você já não tem que pensar. Usar o vaso sanitário é a coisa mais natural do mundo, isto é, para você não poderia haver outra forma diferente. Datilógrafos, pianistas, violonistas, todos não pensam como seus dedos agem sobre o teclado, as cordas, e assim por