Capítulo 3 - O Monge e o Executivo
LIDERANÇA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
“Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir.” JESUS CRISTO
Este trabalho baseia-se no livro o monge e o executivo, onde vamos abordar os diversos modelos de lideres.
O conceito de liderança voltado ao capitulo 3 relata o líder “Democrático” O Líder democrático consegue desenvolver outros perfis de liderança e pode exercer uma liderança servidora ou uma liderança pelo exemplo.
As principais características desta liderança são: Visão do futuro, autoconhecimento, deixa um legado positivo, orientar a carreira de seus liderados.
CONCEITO DE LIDERANÇA – O MODELO
LIDERAR PARA SERVIR
Liderar significa “conduzir, representar, guiar, levar; desdobrar-se; moderar; monitorar; animar; dar vida”, além de outros sentidos e conotações conforme situações particulares vividas e experienciadas.
O verbo “servir”, por sua vez, com 18 (dezoito) sentidos diferentes, sempre nos traz a ideia de “trabalhar em favor de (alguém, uma instituição, uma ideia, uma causa, uma comunidade); encarregar-se do funcionamento ou da atividade (de algo); colocar-se a disposição para que algo funcione; tentar dar vida, animar, fazer acontecer, empenhar-se”.
O que podemos esperar de um líder?
Se uma pessoa, na comunidade, é escolhida ou apontada para ser líder, ela passa a exercer uma liderança. O que a liderança exige de um líder? Parece que poderíamos resumir deste modo o que se exige de um líder:
Atitude por parte do líder: exige-se dele uma predisposição para sacrifícios pessoais (quem já exerceu liderança, sabe muito bem quanto sacrifício e quanta renúncia de ordem pessoal se exige dele para que possa estar a serviço da comunidade). Quem lidera, deve estar com disposição de sacrificar algo da vida pessoal.
Exercício de Ética (ser legal, ser imparcial e seguir livremente sua consciência e estar tranquilo) e sua