O monge e o executivo
O MONGE E O EXECUTIVO¹
Isabella Guimaraes²
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo, Traduzido por Maria da Conceição F. de Magalhães, Rio de Janeiro: Sextante, 2004. 143P.
James C. Hunter, nasceu em Detroit, Michigan, dia 26 de junho de 1955, é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de trabalho e treinamento, com mais de 20 anos de experiência. Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente mora em Michigan com a esposa e filha. As suas principais obras são: O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança e Como se tornar um líder servidor.
O livro é composto por 143 páginas, sete capítulos, sendo os capítulos 1 e 2, as definições e o velho paradigma; capítulos 3 e 4, o modelo e o verbo, e os capítulos 5, 6 e 7 o ambiente, a escolha e a recompensa, utilizando a experiência de seu personagem para ensinar os princípios fundamentais dos verdadeiros lideres, para serem empregados em qualquer situação, tanto profissionais quanto no nosso dia a dia.
Esta obra é dirigida a todos os estudantes, lideres de qualquer setor ou chefia de recursos humanos e profissionalmente na empresa onde se atua.
O Livro “O monge e o executivo” de James C. Hunter, conta a história de John Daily, um grande executivo, que em busca de um melhor relacionamento profissional e familiar, vai para um mosteiro beneditino, onde conhece Leonard Hoffman, um famoso empresário que abdicou sua brilhante carreira para se tornar monge e ensinar de forma agradável as características fundamentais dos verdadeiros líderes.
James Hunter ensina que a base da liderança não é o domínio, mas sim autoridade, conquistada através do amor e sacrifício. Mostra que o líder enquanto gestor adquire o respeito de seus liderados a