Resenha o Monge e o Executivo
Introdução 2
Resenha O Monge e o Executivo 3
Referências 6
Este trabalho apresenta uma resenha crítica do livro de James C. Hunter, O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança, Editora Sextante.
James C. Hunter trabalha em uma empresa de consultoria e também, pela sua grande experiência, ministra palestras voltadas aos assuntos que envolvem liderança e administração.
O Monge e o Executivo é um livro de ficção cujo tema central da história é liderança. O mesmo narra a trajetória de Jhon Daily, um empresário bem sucedido, gerente de uma indústria, casado com uma psicóloga e pai de dois filhos.
Apesar de ser uma história ficcional, O Monge e o Executivo funciona como uma espécie de livro de auto-ajuda, procurado principalmente por administradores e pessoas que ocupam papéis de liderança ou se interessam pelo assunto.
O livro é dividido em nove partes; prólogo, sete capítulos e epílogo. Narrado em primeira pessoa, a leitura é simples e de fácil compreensão.
O prólogo narra brevemente a história de Jhon Daily, através de sua própria percepção, desde a infância até o tempo presente. Jhon é perseguido pelo nome Simeão, este aparecendo em vários momentos de sua vida, causando um certo desconforto para o protagonista.
Apesar de ser um empresário bem sucedido, sua vida não anda às mil maravilhas. Os operários de sua empresa estão insatisfeitos, sua mulher está infeliz no casamento e seus filhos, principalmente o mais velho, passam por uma fase de rebeldia.
Sua mulher, então, pede que ele vá à um mosteiro cristão, para que possa refletir sobre sua vida. Mesmo não querendo, Jhon aceita, pois sabe que essa é sua ultima chance de manter o casamento e