Resenha "o monge e o executivo"
Resenha do livro “o monge e o executivo”
O Monge e o Executivo é um livro escrito por James C. Hunter, uma história sobre a essência da Liderança. Rio de Janeiro (RJ), Brasil: Sextante, 2004.
JAMES C. HUNTER é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante.
O Monge e o Executivo , é uma história sobre liderança: em equipes, negócios e comunidades. Hunter ressalta como “liderança servidora ou a verdadeira liderança”.
A obra relata o encontro de uma semana entre líderes de diversos setores sociais num mosteiro ao em Michigan, com a finalidade de aprender a essência da verdadeira liderança.
Inicia com John Daily, um homem bem-sucedido, gerente de uma importante indústria de vidro. John é o típico executivo preocupado apenas com o trabalho, que acaba se esquecendo dos empregados, dos amigos, da família, enfim, dos relacionamentos. Ele é casado com uma psicóloga, que lutou contra a infertilidade durante vários anos. Adotam um menino e passado dois anos após a adoção sua esposa engravida e nasce uma filha.
Uma família aparentemente equilibrada, mas que passam por muitos problemas. John também estava com problemas no seu trabalho, estava passando por um momento difícil. Até que um pastor recomenda-lhe um retiro num mosteiro cristão, em Michigan. Ele aceitou a sugestão do pastor e foi para o mosteiro.
Um dos monges que ali vivia era Leonard Hoffman, famoso empresário que abandonou o mundo dos negócios para se tornar monge, em busca de um novo sentido para sua vida.
Ao chegar ao local ele procurou compreender o que seria realizado durante os sete dias de permanência no mosteiro e estava curioso para conhecer Leonard