Resenha Monge e o Executivo
LIDERANÇA
Apresentação: James C. Hunter nasceu no dia 26 de junho de 1955 em
Detroit – Michigan e trabalha com treinamento e desenvolvimento humano há mais de 25 anos, a maioria deles como diretor da J. D. Hunter Associates,
L.L.C, consultoria de treinamento e desenvolvimento humano, com sede nos
Estados Unidos. Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Seus clientes incluem algumas das mais admiradas empresas do mundo, como Nestlé, American Express, Procter&Gamble, entre outros.
James C. Hunter é autor dos livros “Como ser um Líder Servidor” e “O Monge e o Executivo”.
Resumo conforme autor: Com uma narrativa envolvente, O monge e o executivo conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.
Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonardo Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.
A princípio, Daily e outros cinco alunos que participam do seminário reagem com um certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade, mas depois eles se rendem a sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplo de sucesso.
O monge defende que a base da liderança não é o poder, e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir. (ED: SEXTANE, 2004.)
O livro “O Monge e o Executivo” narra as experiências de John Daily, um homem bem sucedido,