Resenha monge e executivo
O Monge e o Executivo: uma história sobre a liderança é um livro que conquistou muitos leitores no Brasil e no mundo.Uma visão humanista de como verdadeiramente deve ser o relacionamento pessoal e grupos nas organizações , sejam elas familiares , empresariais , governamentais e etc .
Ele relata a historia de Jonh Daily .Um homem casado , pai de uma casal de flhos , executivo de uma empresa renomada , John passa por grandes dificuldades , tanto em sua visa familiar como em sua vida profissional .Com indicação do Pastor de sua igreja acaba indo passar alguns dias em um mosteiro cristão para tentar refletir e colocar ordem em sua vida.
Um lugar acolhedor onde são todos iguais eles mesmos é quem elegem um reitor ,aquele dará a palavra final em todos os assuntos.Na pequena comunidade os relacionamentos são respeitosos e saudáveis.
Tem muitas regras a si cumprir , tais como os horários e o dever de que os frades tem em fazerem as refeições juntos.Dessa forma é fácil perceber que no mosteiro ,além de ser um local extremamente calmo , todos trabalham e vivem em equipe.
No primeiro capítulo entitulado como as definições, o autor deixa bem claro o verdadeiro significado de liderança.Ele deixa bem claro que liderança é bem diferente de poder e que ambos não podem ser confundidos.Poder é a forçar ,coagir alguém a fazer sua vontade , por causa de sua posição e cargo ,mesmo contra a vontade da pessoa , e liderança em palavras simples é a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar de bem com a vida, visando atingir objetivos em comuns.
O autor enfatizou que o líder usa a autoridade para que as pessoas , independentes de estarem ou não sobre sua subordinação , dêem o melhor de si no que estão fazendo.Quando se usa o poder para tirar proveito de uma situação , pode até ter os resultados ,mas com o passar do tempo ele se desgasta e prejudicica os relacionamentos.
Para que alguém consiga adquirir as habilidades de um líder,como