Pneumonia
A pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar causada por diversos microrganismos, incluindo bactérias, microbactérias, fungos e vírus. A penumonite é um termo mais geral que descreve um processo inflamatório no tecido pulmonar, capaz de predispor ou de colocar o paciente em risco para a invasão microbiana. A pneumonia e a influenza constituem as causas mais comuns de morte por doenças infecciosas nos EUA. Juntas respondem por quase 60.000 mortes por ano e constitui a oitava causa principal de morte nos EUA (Minino, Heron, Murphy, et al.,2007).
Manifestações clínicas
A pneumonia varia nos seus sinais e sintomas, dependendo do tipo de agente etiológico e da presença da doença subjacente. Entretanto, não é possível diagnosticar uma forma específica de pneumonia (PAC, PAH, hospedeiro imunocomprometido ou por aspiração) baseando-se apenas nas manifestações clínicas. O paciente com pneumonia estreptocócica (pneumocócica) apresenta habitualmente um início súbito de calafrios, febre rapidamente crescente (38,5 a 40,5ºC) e dor torácica pleurítica que é agravada pela respiração profunda e pela tosse. O paciente está gravemente doente, com taquipneia pronunciada (25 a 45 irpm), acompanhada de outros sinais de angústia respiratóriarápido. O pulso é rápido e em salto e, em geral, aumenta em cerca de 10bpm para cada grau (Celsius) de elevação da temperatura. Uma bradicardia relativa (déficit de pulso temperatura, em que o pulso é mais lento que o esperado para determinada temperatura) pode sugerir infecção viral, infecção por micoplasma ou infecção por microrganismo do gênero Legionella.
Os sintomas predominantes podem consistir em cefaleia, febre baixa, dor pleurítica, mialgia, exantema e faringite. Depois de alguns dias, o indivíduo expectora um escarro mucoide ou mucopurulento. Na pneumonia grave, as bochechas ficam ruborizadas, e os lábios e os leitos ungueais demonstram cianose central (um sinal tardio de baixa oxigenação [hipoxemia])..
Os sinais e