O meio ambiente como um direito fundamental da pessoa humana
A preocupação com meio ambiente vem se tornando cada vez mais importante.
Há séculos a civilização humana explora de forma desafiadora os recursos naturais de nosso planeta, e durante muito tempo, não se houve conciencia no desequilíbrio causado. Mediamente isso ações visando a exploração sustentável dos recursos naturais tornando-se metas de sua importância, visto que recentemente a sociedade vem observando a necessidade de preservação ambiental. Atualmente, eco conscientização assume feições internacionais e meta individuais. No Brasil, dentre um contesto histórico, apesar de existirem leis e decretos que tratavam de uma forma especifica a respeito de meio ambiente, como antigo código “florestal lei n° 4771/ 1965”, o código de caça “ lei n° 5197 / 1967” pesca, mineração e entre outras.
Entretanto nos dias de hoje, temos institutos como por exemplo a lei n°9605 / 1998 e o novo código florestal, lei n°12651/ 2012. Diante de tudo que estamos vivendo sobre a falta de água em algumas cidades, as pessoas não estão se conscientizando sobre este problema.
A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Além de matar a sede, a água está nos alimentos, nas roupas, nos carros e a mesma está presente em nossas vidas, mesmo porque 70% do nosso corpo é água. Futuras gerações dependem do nosso empenho e preocupação com os problemas ambientais, bem como proteger e que ainda resta do nosso planeta . porém, o grande desafio é estabelecer um equilíbrio entre o progresso da humanidade e a preservação do meio ambiente.