O MARKETING NO S CULO XXI
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
GABRIEL DE OLIVEIRA FRIAS
O MARKETING NO SÉCULO XXI
São Bernardo do Campo – SP
2015
GABRIEL DE OLIVEIRA FRIAS
RA: 5660119130
O MARKETING NO SÉCULO XXI
Elaborado em cumprimento às exigências da disciplina Administração de Marketing
Prof. Eduardo Silva
São Bernardo do Campo – SP
2015
O MARKETING NO SÉCULO XXI
Desde os tempos primórdios da humanidade, a música é uma das artes mais presentes no cotidiano das pessoas. A palavra tem origem grega - musiké téchne, ou
"a arte das musas" - uma combinação de sons captada pelo sentido da audição. A história da música caminha com a própria história da humanidade, acompanhando o desenvolvimento da cultura e inteligência dos homens. "Sem música a vida não faria sentido" afirma o filósofo alemão Frederich Nietzsche. Tal afirmação pode ser considerada verdadeira, uma vez que a música vem atravessando os períodos da história até os dias atuais e assumindo forte presença no cotidiano.
Ao contrário do que muitos dizem, a indústria fonográfica não está falindo - ela está se adaptando às novas formas de consumo pela massa. As transições vinil/cassete/CD/MP3 só mostram o quanto esse ramo é flexível e se ajusta às necessidades do público.
No século passado, os anunciantes usavam TV, rádio, revistas e jornais para alcançar o grande público de massa. Após receber a informação através dos meios de comunicação, os consumidores tinham o hábito de pedir a opinião de amigos e parentes, o famoso "marketing boca a boca". Por fim, o último obstáculo era vencer o concorrente no ponto de venda para, enfim, ter seu produto comprado.
Hoje em dia com o advento e popularização da internet, esse processo tornouse mais complicado. A concorrência aumentou, a massa tornou-se mais exigente e os meios de comunicação tradicionais já não surtem o mesmo efeito na chamada "geração Y". No entanto, a indústria fonográfica usa a própria internet a seu favor para driblar as alterações no mercado